São Paulo, 16 de março de 2011 – Reconhecimento e celebração marcaram a entrega do 23º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo. A festa, ocorrida ontem no Espaço Araguari, contou não apenas com a satisfação dos artistas premiados, como também com a consagração da atriz Maria Alice Vergueiro – a homenageada especial desta edição paulista.

Nas palavras da apresentadora Beth Goulart, Maria Alice luta há mais de 50 anos pelo teatro, e por isso a homenagem é mais do que merecida. Após subir no palco e ser prestigiada por colegas da cena teatral, como pelos atores indicados Fulvio Stefanini e Ana Lucia Torre, a prestigiada da noite revelou o sentimento de receber o troféu.

“Ganhar esse Prêmio é uma honra. Já recebi um Shell anteriormente, mas agora o significado é maior, ainda mais por ter um júri tão forte como esse. Momentos assim nos fazem parar e fazer uma retrospectiva do que fizemos em nossas vidas e avaliar se valeu a pena. E receber esse reconhecimento da categoria confirma a escolha que fiz”, declarou a atriz, uma das fundadoras do grupo Teatro do Ornitorrinco.

Os vencedores Luciano Chirolli (“As três velhas”) e Bete Dorgam (“Casting”) também ressaltaram a importância da premiação. “Hoje é uma noite em que todos são vencedores”, celebrou a atriz. O ator acrescentou ainda que “projetos assim são importantes para incentivar os artistas a desenvolverem uma carreira como a de Maria Alice”.

A peça “Escuro”, líder de indicações da edição, venceu em três categorias. Theodoro Cochrane ganhou o troféu de Figurino. Pelo trabalho de cenografia realizado no espetáculo, foi premiada a dupla Marisa Bentivegna e Leonardo Moreira. Além de ganhar por Cenário, Leonardo Moreira foi reconhecido ainda pela autoria da obra.

Já na categoria Direção, o consagrado foi Rodolfo García Vázquez, que concorria com duas indicações. Fernanda Maia conquistou o troféu pela direção musical de “Lamartine Babo” e Caetano Vilela foi premiado pela Iluminação de “Dueto para um”.

O júri do 23º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo foi formado por Alexandre Mate (professor e pesquisador teatral), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro), Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora) e Valmir Santos (jornalista).

O prêmio

Os vitoriosos de cada categoria ganharam uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. Ele é oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

Confira a lista dos vencedores do 23º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Música:

  • Fernanda Maia por “Lamartine Babo”

Iluminação:

  • Caetano Vilela por “Dueto para um”

Figurino:

  • Theodoro Cochrane por “Escuro”

Cenário:

  • Marisa Bentivegna e Leonardo Moreira por “Escuro”

Categoria especial:

  • Grupo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes pela pesquisa e criação de “A saga do menino diamante – uma ópera periférica”

Direção:

  • Rodolfo García Vázquez por “Roberto Zucco”

Autor:

  • Leonardo Moreira por “Escuro“

Ator:

  • Luciano Chirolli por “As três velhas”

Atriz:

  • Bete Dorgam por “Casting”

Homenagem:

  • Maria Alice Vergueiro, paladino do teatro experimental brasileiro. 

press releases 2016

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Você também pode gostar

Centro de investidores

Mantenha-se atualizado com o preço de nossas ações, resultados trimestrais e próximos eventos (abre no Shell.com em inglês).

Relatórios anuais e publicações

Publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Shell desde 1998. Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além mostrar como contribuimos para o desenvolvimento sustentável.

Siga-nos

Mantenha-se atualizado com os projetos da Shell via RSS, alertas por e-mail, Twitter ou através de nosso aplicativo (abre no Shell.com em inglês).