No Brasil, realizamos um projeto em parceria com a Insolar, uma empresa dedicada a levar os benefícios da energia solar às comunidades brasileiras de baixa renda. Juntos, a Insolar, a comunidade local e a Shell instalaram painéis solares nas áreas comuns do Santa Marta, no Rio de Janeiro. A iniciativa irá gerar o equivalente a aproximadamente 185 mil dias de energia limpa e gratuita durante a vida útil das instalações.

Yemi Alade, Luan Santana e Pixie Lott se apresentam juntos na comunidade do Santa Marta
Yemi Alade (à esquerda), Luan Santana (no meio) e Pixie Lott (à direita) cantam juntos na comunidade.

Essa é a comunidade do Santa Marta, no coração do Rio de Janeiro. Seus mais de seis mil habitantes tinham problemas com o alto preço e baixa confiabilidade do sistema de energia elétrica.

Por sorte, a comunidade dispõe de uma fonte de energia que não só é abundante, como também é confiável: o sol. São 2000 horas de sol todos os anos.

Pensando nisso, e com o apoio da Shell, a startup carioca Insolar resolveu transformar a comunidade do Santa Marta. Juntos, instalamos painéis solares em espaços comunitários, tais como a quadra da escola de samba, o centro comunitário e creches, que vão trazer energia confiável e acessível para os moradores.

Para celebrar a iniciativa, a Shell levou três estrelas do videoclipe Best day of my life para tocarem ao vivo na comunidade. Na ocasião, o cantor brasileiro Luan Santana, a britânica Pixie Lott e a nigeriana Yemi Alade convidaram pessoas de todo o mundo para mostrar o seu apoio à geração de mais energia e energia mais limpa.

Moradores do Santa Marta, que foram treinados pela Insolar, instalam painéis solares na creche da comunidade
Moradores treinados instalam placas de energia solar na creche da comunidade.

Espírito de comunidade

Colaboração é algo vital. A Insolar reuniu voluntários, moradores da comunidade e empreendedores e, com apoio da Shell, conseguiu levar energia solar a quem precisa, tornando a região um lugar mais iluminado para se viver.

O Youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, foi conferir de perto como isso tem sido realizado. Assista a história completa e veja como a comunidade está sendo transformada.

Mostre seu apoio a este projeto

Ao assinar o nosso compromisso, você estará apoiando este projeto para ajudar a gerar o equivalente a mais ou menos 185 mil dias de energia solar à comunidade da Santa Marta. 

Assine o nosso compromisso

Mais sobre iniciativas do Make the Future

Iluminando uma comunidade com passos

Para ajudar a abastecer uma pequena comunidade no coração do Rio de Janeiro, criamos o primeiro campo de futebol do mundo iluminado pelos passos dos jogadores.

Akon Ilumina África

Shell e Akon apresentam o primeiro campo de futebol em Lagos, na Nigéria, iluminado por energia solar e energia produzida pelos passos dos jogadores, destacando o potencial da energia renovável.

Transformando Gravidade em Energia

Como gerar energia a partir de uma pilha de pedras? Por meio da força da gravidade, o projeto Gravity Light tem a missão de levar uma fonte de luz renovável àqueles que não têm acesso à energia elétrica.