No Brasil, estamos trabalhando com a Insolar, uma empresa dedicada a levar os benefícios da energia solar às comunidades brasileiras de baixa renda. Juntos, a Insolar, a comunidade local e a Shell vêm ajudando a abastecer áreas comuns do Santa Marta, no Rio de Janeiro, com energia solar. Isso irá gerar o equivalente a mais ou menos 185 mil dias de energia limpa e gratuita durante a vida útil das instalações. Para estender os benefícios da energia solar a toda comunidade, os moradores da região serão convidados a entrar com um requerimento de assistência financeira junto à Insolar Fund para que possam instalar painéis solares em suas próprias casas.

Mostre seu apoio a este projeto

Ao assinar o nosso compromisso, você estará apoiando este projeto para ajudar a gerar o equivalente a mais ou menos 185 mil dias de energia solar à comunidade da Santa Marta. 

Assine o nosso compromisso
Henrique Drumond, o homem por trás da Insolar, fala com Kylie Flavell
Henrique Drumond, o homem por trás da Insolar, fala com a apresentadora de TV Kylie Flavell

Essa é Santa Marta, uma das comunidades centrais do Rio de Janeiro. Foi uma das primeiras a fazer parte do programa de pacificação das favelas cariocas, levando esperança para famílias determinadas a construir uma vida melhor para todos.

No entanto, essa é uma esperança frequentemente ameaçada pelo alto preço e baixa confiabilidade do sistema de energia elétrica.

Por sorte, há uma fonte de energia que não só é abundante como também é confiável todos os dias do ano: o sol.

Os moradores da Santa Marta atualmente não dispõem das ferramentas para se beneficiar com isso. Mas a Insolar, uma pequena empresa startup, vem trabalhando para permitir isso.

Espírito de comunidade

Esses painéis solares não apenas oferecem eletricidade acessível a famílias de baixa renda, como também visam beneficiar a sociedade, economia e o meio ambiente.

Colaboração é algo vital. A Insolar reuniu voluntários, moradores da comunidade e empreendedores. E a Shell também está ajudando, dando apoio à empresa para levar energia solar a quem precisa e tornar a região um lugar mais iluminado para se viver.

Mais sobre iniciativas do Make the Future

Iluminando uma comunidade com passos

Para ajudar a abastecer uma pequena comunidade no coração do Rio de Janeiro, criamos o primeiro campo de futebol do mundo iluminado pelos passos dos jogadores.

Akon Ilumina África

Shell e Akon apresentam o primeiro campo de futebol em Lagos, na Nigéria, iluminado por energia solar e energia produzida pelos passos dos jogadores, destacando o potencial da energia renovável.

Transformando Gravidade em Energia

Como gerar energia a partir de uma pilha de pedras? Por meio da força da gravidade, o projeto Gravity Light tem a missão de levar uma fonte de luz renovável àqueles que não têm acesso à energia elétrica.