ILUMINANDO UMA COMUNIDADE COM PASSOS

Há um ano, nos propusemos a colocar em ação uma ideia brilhante de geração de energia para ajudar a criar o futuro (#makethefuture). No coração do Morro da Mineira, uma comunidade no Rio de Janeiro, encontramos um campo de futebol precário, sem qualquer infraestrutura, e o abastecemos com energia cinética e solar para mostrar que ideias inovadoras podem mudar a forma como iluminamos as comunidades. É hora de conferir o resultado.

FUNCIONOU? IBERÊ THENÓRIO, DO MANUAL DO MUNDO, CONVERSA COM MORADORES DA COMUNIDADE

Para demonstrar o efeito borboleta que uma pequena ideia pode gerar, pedimos ao talentoso jornalista e Youtuber Iberê Thenório, criador do canal de vídeos Manual do Mundo, que visitasse a comunidade e nos desse a sua perspectiva.

Assista ao vídeo abaixo e veja o que ele descobriu.

QUANDO INOVAÇÃO E DIVERSÃO ANDAM JUNTAS

Usando cerca de 200 placas subterrâneas para converter a energia cinética dos jogadores que correm sobre elas, os moradores do Morro da Mineira têm agora uma fonte de energia renovável que contribui para iluminação do campo. Isso permite que a comunidade use essa quadra de esportes bem iluminada como ponto de encontro para se reunir e jogar bola.

A energia cinética da Pavegen, usada no campo de futebol, foi desenvolvida por Laurence Kemball-Cook, vencedor do prêmio Shell Iniciativa Jovem (Shell LiveWIRE). Sua incrível jornada começou como tantas outras: com a pergunta "e se...?" 

E se a sua ideia pudesse ajudar a criar o futuro (#makethefuture)?

MAIS INICIATIVAS DA CAMPANHA MAKE THE FUTURE

Respirando novos ares

A poluição do ar gerada pelo uso de fogões rudimentares mata mais de 4 milhões de pessoas todos os anos. Veja como uma simples ideia pode ajudar a mudar esse quadro.

Energia por meio da força da gravidade

Como gerar energia a partir de uma pilha de pedras? Por meio da força da gravidade, o projeto GravityLight tem a missão de trazer uma fonte de luz renovável àqueles que não têm acesso à energia elétrica.