Na China, estamos trabalhando com a MotionECO, uma empresa que busca transformar óleo de cozinha em biocombustíveis sustentáveis. O óleo de cozinha usado muitas vezes é revendido ilegalmente para restaurantes, podendo colocar em risco a saúde das pessoas. De forma mais produtiva, ele poderia ser coletado e reciclado em biocombustíveis de queima mais limpa para aplicações marítimas, rodoviárias e aéreas. Estamos colaborando com a MotionECO para ajudar a explorar uma maneira de podermos superar, simultaneamente, os desafios de segurança de alimentos, óleo de cozinha usado e transporte sustentável em uma região da China.

Mostre seu apoio a este projeto

Ao assinar o nosso compromisso, você estará apoiando este projeto para ajudar a proteger pessoas na China contra os efeitos nocivos da reutilização de óleo de cozinha transformando-o em combustível de transporte sustentável. 

Assine o nosso compromisso
Os quatro fundadores da Motion Eco
Os quatro fundadores da MotionECO

Uma moda que está pegando: a MotionECO, uma startup baseada na China, vem transformando negativos em positivos, ou, como diz o ditado, limões em limonada.

O problema

Com o rápido desenvolvimento econômico da China, a poluição do ar aumentou e passou a ser um risco para a saúde pública. Além de tudo, seus habitantes ainda têm que aguentar 5 milhões de toneladas de óleo de cozinha usado, um material potencialmente prejudicial à saúde, que são regularmente recicladas de volta ao sistema alimentício. Esse é um comércio ilegal que apresenta riscos significativos à saúde.

A solução

A MotionECO busca transformar óleo de cozinha usado em biocombustíveis sustentáveis capazes de reduzir em até 85% os gases do efeito estufa emitidos pelos transportes aéreos, terrestres e marinhos. Isso resolve simultaneamente vários desafios: o da segurança nos alimentos, o do óleo de cozinha descartado e o da poluição. Resultado: só vantagens.

Como chegar lá

A MotionECO começa estabelecendo a conexão entre coletores de óleo de cozinha usado e produtores de biocombustível. Grande parte do trabalho da empresa é encorajar as grandes empresas de transporte a mudarem para esse combustível ecológico. Mas a boa notícia é que, desde o primeiro voo comercial abastecido por óleo de cozinha em 2011, o mundo vem despertando para o potencial desse biocombustível sustentável.

A ajuda

A MotionECO vem recebendo suporte da Shell para colocar em ação sua ideia brilhante para geração de energia.

Mais sobre iniciativas do Make the Future

Iluminando uma comunidade com passos

Para ajudar a abastecer uma pequena comunidade no coração do Rio de Janeiro, criamos o primeiro campo de futebol do mundo iluminado pelos passos dos jogadores.

Akon Ilumina África

Shell e Akon apresentam o primeiro campo de futebol em Lagos, na Nigéria, iluminado por energia solar e energia produzida pelos passos dos jogadores, destacando o potencial da energia renovável.

Transformando Gravidade em Energia

Como gerar energia a partir de uma pilha de pedras? Por meio da força da gravidade, o projeto Gravity Light tem a missão de levar uma fonte de luz renovável àqueles que não têm acesso à energia elétrica.