Akon on the player-powered pitch
Akon se apresenta para a comunidade

O futuro da energia está ativo no coração de Lagos. A Shell uniu forças com o cantor e empresário Akon para lançar um novo campo de futebol em Akoka, na África, a exemplo do que a empresa fez no Brasil em 2014. Akon, juntamente com o DJ Hardwerk, apresentaram a sua nova canção “Tell Me We’re OK”, para abordar a questão do acesso à energia.

O campo, na Federal College of Education (Faculdade Federal de Educação), é constituído por mais de 90 painéis subterrâneos que capturam energia cinética dos passos dos jogadores que, conjuntamente com os painéis solares, ajudam a alimentar a iluminação.

A ambição da Shell era repetir o sucesso do campo de futebol do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, melhorando a vida e a segurança da comunidade através da inovação e da energia.

Vencedor do programa Shell LiveWIRE (denominado no Brasil de Iniciativa Jovem), o empresário Laurence Kemball-Cook, da empresa energética start-up Pavegen, desenvolveu os mosaicos cinéticos utilizados no campo. Estes mosaicos armazenam a energia dos passos dos jogadores antes de a converterem em eletricidade utilizada para alimentar os refletores de iluminação do campo. Laurence é uma das muitas pessoas que têm recebido incentivo financeiro do Shell LiveWire – ajudando os empreendedores a concretizarem ideias brilhantes em negócios sustentáveis.

A sua parceria com a Shell amplia o seu compromisso em ajudar as comunidades a terem acesso à fontes de energia renováveis. "Projetos como este inovador campo de futebol chamam a atenção para as grandes oportunidades existentes na Nigéria, e em toda a África, de tirarmos proveito de novas tecnologias e dos abundantes recursos do continente na área de energias renováveis", afirmou.

Através da sua organização, Akon Lighting Africa, o músico lidera os esforços para o desenvolvimento de soluções energéticas solares que permitam às comunidades ter acesso a fontes de eletricidade limpas e sustentáveis.

Akon e o DJ Hardwerk lançaram o vídeo para a canção 'Tell Me We’re OK', filmado no campo de futebol alimentado a energia cinética e solar. Assista ao vídeo abaixo e veja como o Akon e a Shell acenderam as luzes em Lagos.

Jay Leno e a Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon desafia equipes de estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar veículos ultraeficientes em termos de uso de energia.

Jay conversa sobre carros com a equipe

MAIS INICIATIVAS DA CAMPANHA MAKE THE FUTURE

Iluminando uma comunidade com passos

Para ajudar a abastecer uma pequena comunidade no coração do Rio de Janeiro, criamos o primeiro campo de futebol do mundo iluminado pelos passos dos jogadores.

Respirando novos ares

A poluição do ar gerada pelo uso de fogões rudimentares mata mais de 4 milhões de pessoas todos os anos. Veja como uma simples ideia pode ajudar a mudar esse quadro.