A iniciativa público-privada do Estado do Rio de Janeiro visa transformar a região em um centro internacional para a tecnologia digital. A iniciativa fornece aos empresários um programa abrangente de educação e de apoio às empresas com foco no empreendedorismo tecnológico digital. 

O prêmio: capital semente, estrutura e apoio a jovens empresários

Cada empreendedor recebe R$ 60mil como capital semente, junto com espaço de co-working e orientação para que possam testar e desenvolver suas empresas digitais, criando oportunidades de mercado em casa e internacionalmente. Os empresários também recebem o apoio de parceiros influentes do programa, incluindo Endeavor, Sebrae e Assespro.

Os premiados

As cinco empresas selecionadas abrangem setores que vão desde educação a animais de estimação. São elas:

Adorável Criatura - Sônia Diocles Rondon

Adorável Criatura é um espaço de colaboração que conecta donos de animais e empresas fornecedoras de produtos e serviços para a indústria de animal de estimação. A empresa oferece aos seus clientes informações e conselhos para obter as melhores ofertas e soluções para as suas necessidades relacionadas com animais.

Me Passa Aí - Maria Victoria Scholte

Com o objetivo de se tornar o Netflix para a universidade, Me Passa Aí fornece aulas de vídeo para capacitar os alunos a preencherem rapidamente as lacunas na sua aprendizagem, permitindo assim um melhor desempenho em provas e testes. A empresa tem mais de 1.500 aulas disponíveis, com quatro milhões de minutos vistos em mais de 125 países e com alunos em mais de 900 instituições de ensino diferentes.

Trustme - Douglas Alves

Trustme é uma agência de branding focada em reposicionamento de marca e novos negócios. Seu objetivo é permitir que as marcas ouçam, sintam e compreendam as aspirações dos seus clientes e usa isso para desenvolver bases conceituais que têm impacto positivo sobre a experiência do consumidor e lealdade do cliente.

Want2Play – Fábio Mendonça

Want2Play é uma plataforma colaborativa que incentiva a atividade física em grupos, conectando pessoas com interesses físicos em comum e ajudando-as a se reunirem para praticá-las. A plataforma também é capaz de achar lugares para a prática de esporte, como escolas, centros de lazer e ginásios. O usuário pode gerir uma agenda que pode ser compartilhada com outros usuários, incentivando a colaboração.

CRIO- Patrícia Toscano Da Silva

A CRIO nasceu da necessidade de compartilhar ideias, conectando quem cria com quem produz ou investe para co-criar soluções inovadoras e sustentáveis para gerar impacto ao ser lançado no mercado.

Conheça o processo de seleção do Startup Rio e Shell Iniciativa Jovem

Para participar do programa Startup Rio, cada uma das cinco empresas passou por um processo de seleção competitiva onde se avaliou a viabilidade de seu modelo de negócio e potencial, além do perfil empreendedor de seu líder.

O programa Shell Iniciativa Jovem compreende três fases distintas: na primeira fase selecionam-se os participantes; na segunda fase, os participantes se concentram em pesquisar e validar o seu negócio; na terceira e última fase, os jovens empresários têm acesso a recursos de treinamento do programa e ferramentas de desenvolvimento de negócios, juntamente com o acesso a mentores e a outros jovens empresários e acadêmicos para troca de experiências. No final desse processo, os participantes têm que lançar seus planos de negócio a um painel que avalia a viabilidade comercial do seu empreendimento.

As empresas que concluírem com sucesso o programa e forem aprovadas pela banca de avaliação garantem o prestigiado Selo de Empreendimento Sustentável Shell Iniciativa Jovem sob três critérios: governança e gestão, visão e estratégia, e impacto ambiental.

Sobre o impacto que a Shell Iniciativa Jovem teve em seu negócio, Sônia Diocles Rondon de Adorável Criatura disse:

"O Programa Shell Iniciativa Jovem foi incrível para o meu desenvolvimento pessoal e empresarial. Permitiu com que eu me tornasse uma empresária confiante com um modelo sustentável de negócio. Foi definitivamente uma virada de jogo para mim."

De acordo com Leíse Duarte, Gerente de Investimento Social da Shell Brasil e Gerente do Programa Shell Iniciativa Jovem, “as cinco empresas foram seladas com sucesso pelo programa Shell Iniciativa Jovem e automaticamente se juntaram à rede de empreendedores de turmas anteriores. Nós ofereceramos apoio ao longo do programa e agora é hora deles buscarem oportunidades no mercado. Estar no Startup Rio é uma vitória.”

Saiba mais sobre o Shell Iniciativa Jovem

Mais sobre Energia e Inovação

Iniciativa Jovem

Descubra o programa da Shell que contribui para a inserção social dos jovens por meio da cultura empreendedora, capacitando-os para criar projetos sustentáveis.