Água azul

Debate: água, energia e alimentos

A pressão sobre a interdependência dessas três fontes vitais é chamada “stress nexus”: a água é necessária para extrair e gerar energia; a energia é necessária para tratar e transportar a água; e água e energia são necessárias para produzir alimentos.

Em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Shell realizou o evento Impulsionando o Progresso Juntos para incentivar essa discussão dentro do contexto do Brasil - um país que enfrenta problemas relacionados a essas fontes.

“A Shell está no Brasil há mais de cem anos. Nós não podemos agir da mesma maneira como agíamos há 30 anos atrás. Queremos estimular novas práticas que reduzirão nossos impactos”, disse André Araujo, presidente da Shell no Brasil. “É impossível falar sobre eficiência da energia sem falarmos sobre água e alimentos. São fontes interconectadas”.

As Nações Unidas e a equipe do estudo Cenários da Shell concordam que a demanda global por energia, água e alimentos deve aumentar 40-50% até 2030 devido ao aumento da população mundial e à rápida urbanização.

Faça o download da publicação com a síntese das apresentações e debates realizados no evento.

Baixe a publicação sobre o debate

Vista do alto de uma rodovia movimentada com carros

Debate: cidades do futuro

Os estudos de cenário da Shell apontam a urbanização como uma das dinâmicas mais significativas que afetará o futuro, apresentando tanto oportunidades quanto riscos. Ela será acompanhada por uma demanda maior por recursos naturais, especialmente água, energia e alimentos, causando tensões e pressões cada vez maiores nos serviços e sistemas municipais.

Dando continuidade ao debate iniciado em 2013, com o lançamento dos Cenários sob Novas Lentes e a análise do nexo de interdependência entre água, energia e alimentos realizada no evento Impulsionando o Progresso Juntos (Powering Progress Together) em 2014, a Shell realizou um workshop para aprofundar a discussão sobre os desafios impostos pelo crescimento urbano sobre energia e água. 

Faça o download da publicação com a síntese das discussões realizadas no evento.

Resumo das apresentações

Mais sobre Energia e Inovação

Shell Cenários

Como será o mundo daqui a 100 anos? A Shell explora o futuro considerando a economia, oferta e demanda energéticas, mudanças geopolíticas e sociais, entre outros.

Shell Eco-marathon Americas

Uma competição que desafia estudantes a projetar e construir protótipos de carros que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. Inscreva-se já para a competição de 2016 em Detroit, Estados Unidos. Prazo final: 16 de novembro.

Você também pode gostar

Nossa abordagem

Contribuir com o desenvolvimento sustentável significa ajudar a atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.

Relatórios e Publicações

Leia nossos relatórios de sustentabilidade e veja como contribuímos para o desenvolvimento sustentável. Leia também a revista Notícias Shell.