Times da Shell Eco-marathon em Roterdã, na Holanda, em 2015
A Shell Eco-marathon da Europa celebrou seu 30º aniversário em Roterdã, nos Países Baixos. O desafio de eficiência energética recebeu 197 equipes de estudantes de 26 países.

Impulsionando inovações

Para alcançar um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente, temos a responsabilidade de inspirar os jovens de hoje a realizar seus potenciais. Uma nova geração de estudantes brilhantes é necessária para projetar nossos veículos urbanos do futuro que vão reduzir emissões, fornecer maior eficiência na utilização de combustíveis e lidar com os múltiplos desafios do transporte das cidades de formas inovadoras e convincentes.

Carros das cidades do futuro

A Shell Eco-marathon é uma competição única que desafia jovens estudantes no mundo todo a projetar, construir e dirigir o carro com o consumo de energia mais eficiente. Desde a sua criação em 1939 como uma aposta entre funcionários da Shell Oil Company sobre quem conseguia ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível, a Shell Eco-marathon agora se estende por três continentes, com eventos anuais na Ásia, nas Américas e na Europa.

Para abordar o desafio de construir carros de cidade eficientes num futuro próximo, introduzimos a categoria UrbanConcept (Conceito Urbano) em 2003. Com um foco maior dado à eficiência de combustíveis e não à aerodinâmica, os carros do UrbanConcept também devem se parecer mais com os veículos que usamos hoje, com quatro rodas, luzes e outras características práticas e reconhecíveis.

Também incentivamos os alunos a fazer uma abordagem prospectiva utilizando combustíveis alternativos para maximizar a eficiência de seus veículos, incluindo solar, elétrica, de hidrogênio, etanol, biocombustíveis e gás liquefeito. O futuro da direção urbana está logo ali.

Saiba mais sobre a Shell Eco-marathon

Mais sobre Histórias de inovação de cidades