Como uma das 14 cidades que compõem a região metropolitana de Manila, uma das maiores megacidades do mundo, a Cidade de Marikina está madura para seu desenvolvimento. Mas sua geografia faz com que ela enfrente ameaças constantes de desastres naturais como enchentes devido a alagamentos de seus rios durante a estação das monções. As mais recentes foram devastadoras e ocorreram em 2012.

Além do custo humano, esses eventos podem causar o caos nos serviços e na infraestrutura da cidade, especialmente nos sistemas de eletricidade. É preciso um plano de ação para ajudar Marikina a desenvolver uma infraestrutura mais confiável e sustentável que se prolongue no futuro.

O estudo recomenda a instalação de painéis de energia solar nos telhados e a construção de centrais elétricas alimentadas a gás natural de queima mais limpa para ajudar a fortalecer as fontes de eletricidade e reduzir a dependência do carvão.

Painéis de energia solar nos telhados

Nosso plano para a Cidade de Marikina

Trabalhando junto ao governo local, nossa equipe de Cenários coproduziu um estudo sobre a Cidade de Marikina que oferece nossos insights mais profundos sobre uma só cidade até hoje.

Para lidar com os desafios que Marikina enfrenta para garantir fontes de eletricidade acessíveis e de confiança, nosso relatório recomenda:

  • instalar painéis de energia solar nos telhados;
  • construir centrais elétricas alimentadas a gás natural de queima mais limpa para ajudar a fortalecer as fontes de eletricidade; e
  • desenvolver espaços verdes de recreação para ajudar a absorver as chuvas fortes em tempestades tropicais.

O congestionamento no trânsito e a poluição associada a ele é um problema sério e em crescimento por toda a região metropolitana de Manila, afetando a produtividade e saúde pública. Então, nosso estudo sugere que mais ônibus e táxis utilizem como combustível o gás natural comprimido ou eletricidade, e que o acesso ao sistema de bondes de Manila também melhore.

O quadro geral

Tornar quaisquer dessas soluções realidade muito provavelmente melhoraria as vidas das pessoas que moram na Cidade de Marikina. Mas implementá-las de forma integrada é o melhor método de garantir a sustentabilidade dela no longo prazo.

Quer saber mais? Leia o relatório completo

“Nossa cidade tem a sorte de fazer parte de parcerias tão significativas. O Estudo de Resiliência de Cidades da Shell ajudará todos nós, pois ajustaremos melhor nossos planos para o futuro da Cidade de Marikina.”

Prefeito Del De Guzman, Cidade de Marikina

Mais sobre Histórias de inovação de cidades