Surat é a segunda maior cidade no Estado Gujarat, na Índia Ocidental. É uma das primeiras cidades selecionadas para um programa do governo indiano para criar 100 cidades inteligentes utilizando tecnologia e dados para melhorar a infraestrutura e os serviços, desde o fornecimento de água e eletricidade até a gestão de resíduos e mobilidade urbana. Nas últimas décadas, a cidade emergiu como um importante centro regional de comércio, especialmente de têxteis e processamento de diamantes.

A economia e a população de Surat estão crescendo rapidamente, colocando pressão sobre os recursos da cidade e sua infraestrutura. A cidade também é uma das mais afetadas do mundo pela mudança do clima, de acordo com a Rede de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, e já sofreu 23 enchentes nos últimos 100 anos. É preciso um novo plano para ajudar a proteger o desenvolvimento de Surat e garantir que a cidade continue a prosperar por muito tempo.

A Shell tem uma presença de longa data em Gujarat através da joint venture de GNL Hazira. Para encontrar formas de lidar com os desafios de Surat, fizemos uma parceria com a Veolia, provedora de serviços ambientais líder no mercado, com a Corporação Municipal de Surat (SMC, em inglês), com a Câmara de Comércio e Indústria do Sul de Gujarat (SGCCI, em inglês) e várias partes interessadas nos setores público e privado.

Trabalhadores na indústria de lapidação e polimento de diamantes
Trabalhadores na indústria de lapidação e polimento de diamantes

Um plano para Surat

A Shell ajudou parceiros locais a identificar os maiores desafios de infraestrutura enfrentados por Surat e propôs medidas para melhorar o meio ambiente da cidade e sua resiliência à mudança do clima. 

Nosso estudo recentemente publicado, “Desafios e Oportunidades para a Cidade de Surat,” tenta identificar soluções integradas que possam ajudar a fortalecer a resiliência, as condições de vida e o potencial econômico da cidade. Para a Shell, esse relatório é o segundo sobre resiliência de cidades, seguido da publicação de um estudo sobre a Cidade de Marikina, nas Filipinas.

O trabalho em Surat tem o objetivo de gerar ideias práticas e inovadoras para a cidade e construir um futuro mais resiliente e sustentável para seus cidadãos. Também esperamos que a experiência, as ideias e propostas que ele gerou sejam valiosas para ajudar outras cidades pelo mundo. 

Leia algumas das principais recomendações do relatório

  • Implementar um sistema de cogeração de energia (CHP, em inglês) combinado com um recurso de geração de energia solar térmica em clusters industriais para fornecer energia limpa, eficiente e acessível para essa área fundamental para a economia de Surat; 
  • Estabelecer microgrids verdes, utilizando uma variedade de tecnologias como painéis solares fotovoltaicos e motores e turbinas de pequena escala ultraeficientes movidos a gás, para descentralizar a geração de eletricidade. Isso poderia complementar a matriz elétrica existente e ajudar a aumentar a resiliência;
  • Reduzir o consumo de água através da implementação de reciclagem de água residual efetiva utilizando medidas de tratamento como a osmose inversa, ultrafiltração e nanofiltração, particularmente nos setores industriais; 
  • Desenvolver mais soluções de energia através do aumento do uso de biogás feito a partir de resíduos urbanos e de sedimentos encontrados em águas residuais na produção de energia; 
  • Complementar as soluções que já existem de gestão de enchentes com sistemas verdes de infraestrutura que utilizem funções e materiais naturais para reduzir o risco de inundações. Alguns exemplos são a restauração e melhoria dos sistemas e sangradouros às margens dos rios, desenvolvendo espaços abertos verdes de recreação que ajudem a melhorar a absorção de chuvas fortes;
  • Expandir sistemas eficientes de transporte utilizando combustíveis limpos, incluindo gás natural comprimido (GNC), assim como veículos elétricos que poderiam utilizar a infraestrutura de microgrid recomendada.

Faça o download do relatório Desafios e Oportunidades para a Cidade de Surat

Mais sobre Histórias de inovação de cidades

Você também pode gostar

Cenários da Shell

Como será o mundo daqui a 100 anos? A Shell explora o futuro considerando a economia, oferta e demanda energéticas, mudanças geopolíticas e sociais, entre outros.

Segurança

Segurança é sempre nossa primeira prioridade. Buscamos atingir nível zero de lesões fatais e evitar incidentes.