Mais ou menos três em cada quatro pessoas viverão em cidades até 2050. Com o crescimento da população em centros urbanos, a pressão sobre recursos vitais como água e energia se tornará ainda maior. No mundo todo, há grandes diferenças nas formas como as cidades são construídas e gerenciadas, seus sistemas de transporte e a utilização de energia. É fundamental entender mais sobre essas diferenças para fazer as escolhas certas ao construir cidades sustentáveis.

Compreendendo o desenvolvimento urbano

Cada cidade é única, mas algumas compartilham traços similares. Com o apoio da Shell, uma pesquisa em 500 centros urbanos feita pela Strategy& mostrou que as cidades podem ser agrupadas em seis grandes categorias, que nós chamamos de arquétipos.

Essa pesquisa nos ajuda a entender quais escolhas podem ser necessárias para construir cidades sustentáveis no futuro, e também como as cidades lidaram com importantes desenvolvimentos no passado.

Ao deparar com altos níveis de pobreza e desemprego nos anos 1960, Cingapura, por exemplo,  evoluiu para se tornar uma das cidades mais prósperas do mundo, através de planejamento urbano inteligente e investimento em transporte público.

“Eu acredito que um dia os historiadores descreverão os 100 anos até o ano de 2050 como o século da cidade.”

Jeremy Bentham, diretor de Cenários da Shell

Caminhos para o futuro

Identificamos vários caminhos que poderiam ajudar os líderes das cidades a tornar o processo de urbanização mais sustentável. O planejamento efetivo para reduzir a necessidade de viajar pelas cidades, aliado ao transporte público eficiente para quando isso for inevitável, pode fazer uma grande diferença.

Uma maior utilização de veículos movidos a eletricidade, hidrogênio ou gás natural, além de veículos de combustão mais eficiente, podem dar uma contribuição significativa para a sustentabilidade, assim como a mudança da produção de energia a partir da queima do carvão para a queima de gás.

Responda ao nosso quiz e descubra quais são as cidades que mais combinam com sua personalidade antes de saber um pouco mais sobre os seis arquétipos de cidades.

Quer ler mais?

Visite a Seção dos Cenários da Shell para baixar nosso suplemento dos Cenários Sob Novas Lentes Sobre as Cidades do Futuro e nossos relatórios detalhados sobre algumas cidades, e leia mais sobre como podemos tornar os centros urbanos mais eficientes e agradáveis para se viver.

Mais sobre Cidades do futuro

Seis arquétipos de cidades

Cada cidade é única, mas muitas compartilham características parecidas. Nós pesquisamos 500 cidades e criamos seis grandes categorias para agrupá-las. Saiba mais!

Você também pode gostar

Cenários da Shell

Como será o mundo daqui a 100 anos? A Shell explora o futuro considerando a economia, oferta e demanda energéticas, mudanças geopolíticas e sociais, entre outros.