Primeiros passos

A Shell Eco-marathon teve início em 1939, quando funcionários da Shell Oil Company dos Estados Unidos fizeram uma disputa de quem conseguiria percorrer o caminho mais longo com a mesma quantidade de combustível. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incentivando o debate sobre o futuro da energia e mobilidade urbana.

Três continentes e várias categorias

Com as etapas Americas, Ásia e Europa - realizadas em diferentes momentos – a maratona pode abranger até seis categorias de energia: Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e CNG. A disputa também é dividida entre “Prototype” (protótipo), que prioriza a eficiência do veículo; e “UrbanConcept” (conceito urbano), que premia os veículos com os designs mais práticos.

Após um ano de preparação, os jovens engenheiros têm apenas alguns dias para provar durante a corrida que seus veículos são os mais eficientes. Para isso, realizam inúmeros testes, já que é preciso percorrer a maior distância possível com o equivalente a um litro de combustível.

O número de voltas no circuito é pré-determinado, assim como uma velocidade máxima específica. A partir do desempenho das equipes, os organizadores calculam a eficiência energética dos veículos competidores e indicam um vencedor para cada categoria de acordo com a fonte de energia utilizada. Também são premiados os projetos com diferenciais em segurança, comunicação, design e melhor trabalho em equipe.

Ideias para eficiência energética brilharam em Detroit em 2017

A Cidade de Detroit, nos Estados Unidos, foi palco da 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas, em abril de 2017. Com o objetivo de fomentar a pesquisa energética e encontrar alternativas para solucionar o futuro da energia, o evento promoveu uma série de competições de protótipos de carros ultraeficientes, estimulando o debate sobre como a sociedade pode usar tecnologia, colaboração e pragmatismo na busca por soluções efetivas para a matriz energética mundial.

Em Detroit, o evento teve:

  • A participação de 114 equipes de escolas de ensino médio e universidades de diferentes países das Américas, incluindo Brasil, México, Colômbia, Peru, Guatemala, Porto Rico, Canadá e Estados Unidos;
  • Carros-protótipo ultraeficientes que competiram para percorrer a maior distância utilizando a menor quantidade de energia. Foram três categorias: Motores de combustão interna (gasolina, etanol, diesel, GTL e CNG), Bateria Elétrica e Hidrogênio.
  • A participação de moradores de Detroit e visitantes, incluindo mais de 6.000 crianças em idade escolar, para viver essa grande experiência.

Equipes brasileiras na Shell Eco-marathon Americas

Pato a Jato

A equipe Pato a Jato

A equipe Pato a Jato, do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), é considerada um projeto especial. Como parte de uma atividade extracurricular, seus membros dedicam em média 15 horas semanais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos protótipos.

Em 2017, o veículo da equipe rodou 222 km por litro de etanol na categoria de motores de combustão interna.

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EcoVeículo

a equipe EcoVeículo

Veterana da Shell Eco-marathon Americas, a equipe EcoVeículo, da Universidade Federal de Itajubá, participou pela sexta vez da competição. Esse ano, os estudantes levaram dois protótipos a Detroit, um movido a etanol e um, a bateria elétrica - este último campeão da categoria na Shell Eco-marathon Brasil 2016.

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Eficem

estudantes catarinenses

Essa foi a terceira participação da equipe da Universidade Federal de Santa Catarina no evento. Composta por cerca de 30 estudantes de Engenharia, a Eficem buscou propiciar aos estudantes uma aplicação prática do que é visto na teoria ao longo do curso.

Em 2017, o excelente trabalho levou a equipe a conquistar o 3º lugar na categoria “Bateria Elétrica”, com a marca de 283 km/kWh. Além do pódio, esse foi o terceiro ano consecutivo que o protótipo dos estudantes catarinenses teve destaque na competição, sendo considerado o mais leve das Américas.

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MecMack

Engenharia Mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP

A MecMack foi formada no começo de 2013 pelos alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Em 2017, a equipe obteve o 6º lugar na categoria “Bateria Elétrica”, seu melhor desempenho na competição até hoje. O protótipo, que também é vice-campeão na Shell Eco-marathon Brasil, bateu a marca de 242km/kWh.

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FENG EcoRacing

FENG EcoRacing

Campeã da categoria “Etanol” na Shell Eco-marathon Brasil 2016, a FENG EcoRacing, da PUC RS, fez sua estreia oficial na Shell Eco-marathon Americas em 2017. O primeiro contato da equipe com a competição, no entanto, aconteceu em 2016, quando os estudantes não puderam competir por problemas com o envio do carro. A equipe aproveitou a oportunidade para ajudar e aprender com os outros participantes, o que os deixou ainda mais preparados para a competição desse ano. O protótipo movido a etanol da FENG EcoRacing marcou 206km/l.

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Shell Eco-marathon Brasil – Challenger Event

Em 2016, o Brasil recebeu pela primeira vez a Shell Eco-marathon Brasil Challenger Event, etapa local da competição, que prepara os estudantes para o evento global.

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